Primeira semana de treinos do Flu chega ao fim com treinamentos em tempo integral, chegada de reforços e vitória em jogo-treino

Por Rafa Gutierrez

No sábado (15/01), o Fluminense fez seu primeiro jogo-treino da pré-temporada em vitória por 3×0 contra o Porto Real. A partida que aconteceu no CT Carlos Castilho pôs fim à primeira semana de treinos do técnico Abel Braga em sua quarta passagem pelo Tricolor. A primeira semana do novo-velho treinador foi marcada por muito treinamento, desfalques por covid-19, jogadores de saída e chegada de novos contratados. Em material divulgado neste domingo (16), o Ge dissecou o início de trabalho do Flu.

Yago Felipe, com um chute de fora da área, marcou seu gol contra o Porto Real – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

A equipe principal do Flu voltou aos trabalhos na última segunda-feira (10/01) e o ritmo adotado já na primeira semana foi intenso com quatro treinos em período integral. O Time de Guerreiros terá sua primeira decisão da temporada no dia 22 de fevereiro, portanto, o ritmo escolhido visa encorpar mais rápido a equipe. Os treinos táticos tiveram início na quarta-feira com Abelão resgatando a formação 3-5-2, esquema que o treinador utilizou com frequência em sua última passagem.

A primeira semana ainda foi marcada por desfalques por covid-19. Recém-contratado, Felipe Melo se apresentou um dia após o restante do grupo. O volante se recuperava da doença e foi integrado ao plantel no dia 11. No decorrer da semana, outros dois jogadores foram afastados por testarem positivo para a presença do vírus, o atacante Luiz Henrique e o lateral-direito Samuel Xavier. A jovem promessa inclusive já cumpriu a quarentena em período indicado aos assintomáticos e se reapresentou ao clube no sábado. Além dos citados, Germán Cano acertou com o clube uma semana após o planejado devido ao vírus. O argentino passou alguns dias isolado na Argentina por testar positivo e se apresentou ao Flu na quinta-feira, quando assinou contrato e foi oficializado como novo jogador do clube.

Em fase final de “fechamento” do elenco para a primeira parte da temporada, o Flu recebeu os sete contratados nesta última semana. Os primeiros reforços anunciados, Felipe Melo e Willian Bigode, além de começarem os treinamentos, já foram para a sala de imprensa para entrevistas coletivas. Os demais reforços, Mario Pineida, David Duarte, Nathan, Germán Cano e Cristiano também se integraram ao elenco e participaram das sessões de treinamentos. Os últimos dois reforços, entretanto, não participaram do jogo-treino realizado no sábado por terem chegado mais recentemente. Além das chegadas, o clube encaminhou as saídas de Lucca e Cazares. Os dois jogadores foram liberados da pré-temporada e negociam rescisão de contrato amigável com o Flu.

Felipe Melo em entrevista coletiva no CT Carlos Castilho – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

No sábado, a preparação chegou ao campo com o primeiro jogo-treino da pré-temporada. Em duelo realizado contra o Porto Real no CT Carlos Castilho, o Tricolor triunfou com gols de Yago Felipe, Fred e Calegari. Durante a partida, Abelão utilizou 24 jogadores e alternou a formação tática da equipe algumas vezes. De acordo com o jornalista Marcello Neves, do jornal O Globo, uma base utilizada foi: Marcos Felipe; Pineida, Nino, David Braz e Marlon; Felipe Melo, André, Yago Felipe e Nathan; Willian e Fred. Destaque para a permanência de Marlon na equipe e a utilização de Pineida na lateral-direita. O lateral, inclusive cobrou o escanteio para Fred marcar seu gol. O meia-atacante Ganso participou do teste e foi o responsável por dar a assistência para o gol de Calegari.

O Fluminense segue a preparação para temporada que se inicia e nesta semana terá treino integral na segunda e na quarta. A estreia do time na temporada oficial acontece no dia 27 de janeiro contra o Bangu, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca 2022.

ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *