Melhoriais no CT, reforços, salários em dia e bastidores tranquilos- Veja a diferença de cenários que Abel terá em 2022 comparado à sua última passagem

Abel Braga está de volta ao Fluminense. Entretanto, algumas mudanças positivas diferem o cenário da atual passagem para a última, em 2018. Reforços, disputa da Libertadores, melhores condições de trabalho e melhor situação econômica do clube são as principais diferenças do que o treinador de 69 anos pode enxergar para a temporada 2022. Confira a diferença de cenários que Abel poderá enxergar no que se refere a:

Reforços 

2018 – Sofrendo com inúmeras perdas devido à lesões, o cenário à época era caótico. Direcionados ao presidente Pedro Abad, Abel fazia pedidos públicos para que o mandatário reforçasse o elenco. A derrota para o Santos em casa, no dia 13 de junho de 2018 evidenciou toda essa situação. O Tricolor entrou em campo sem seis jogadores, todos fora por questões físicas –  Renato Chaves, Gum, Ayrton Lucas, Léo, Gilberto e Marcos Júnior, sendo os três últimos, lesionados. Após a partida, Abel deixou claro na entrevista coletiva que o elenco precisava de reforços. Três dias depois, o comadante pediu a demissão do cargo. Confira sua entrevista após o duelo no Maracanã:

É um momento oportuno. Para deixar algumas coisas e atitudes extremamente corretas de lado para ir buscar mais jogador. Não é que esse grupo não tenha qualidade, mas falta reposição. O grupo inteiro estava jogando bem. O problema começou quando começou a machucar. Complicou. Já se tinha forma de jogar desde os EUA, mas perdemos o coletivo, a coisa mais forte que a gente tinha. E, com o coletivo forte, a individualidade sobressaía, mas agora faltam peças – disse Abel, em sua última entrevista coletiva como treinador do Fluminense, no dia 13 de junho de 2018.

2022 – Com um cenário diferente, hoje o Fluminense está com um elenco inchado. Nesta janela, o Tricolor anunciou cinco reforços – Felipe Melo, William Bigode, Pineida, David Duarte e Nathan. Além destes, os anúncios de Cristiano e Germán Cano estão por vir.

Situação financeira do Clube

2018 – Com uma folha enxuta, baixo orçamento gerando a falta de reforços, o Fluminense também não conseguia pagar em dia seus jogadores e funcionários. Nos últimos dias de Abel como comandante tricolor em 2018, os atletas tinham um mês de atraso na CLT e dois meses de pendências nos pagamentos dos direitos de imagem.

2022 – Mesmo com algumas pendências, como duas parcelas do 13° do ano passado dividido em três vezes e o terço adicional das férias de 2019 para 2020, o clube vive um momento financeiro muito melhor. O Fluminense não enfrenta mais problemas como os de três anos atrás – atraso em salários de jogadores e funcionários. Em entrevista coletiva no último dia 7, o presidente Mário Bittencourt confirmou o pagamento dos salários de dezembro de 2021.Logo, o mandatário afirmou que o clube se encontra em dia tanto com seus atletas quanto com o quadro de funcionários. Confira o que disse o Mário na última sexta.

“Acabamos de pagar o salário de dezembro, que vence em janeiro. A folha salarial de todos do clube e direitos de imagem estão em dia. Pagamos um terço do 13º agora e o restante queremos pagar em duas parcelas”. – disse.

Melhorias no CT

2018 – À época chamado de CTPA (Centro de Treinamento Pedro Antônio), era esperado o início das obras do terceiro campo. Confira a fala de Paulo Angioni, em dezembro de 2018, quando se iniciara a construção do campo 3 com dimensões oficiais.

“Seguimos conduzindo o planejamento das obras do CT com intuito de darmos as melhores condições aos nossos atletas e utilizarmos todo o potencial do lugar”, disse o Diretor de Futebol, Paulo Angioni em nota oficial publicada dia 29/12/2018 .

2022 – Com as vias de acessos melhoradas, uma nova sala de imprensa e o novo ‘Campo 3’ contruído, o CTCC (Centro de Treinamento Carlos Castilho) passou por melhoriais. O terceiro campo possui medidas oficiais da FIFA  (105 x 68 m). Com a nova construção, agora é possível ter o treino do elenco profissional e do sub-23 no mesmo horário.

Extracampo

2018 – Com um cenário difícil, Abel enfrentava a maior crise do início daquele ano- a batalha judicial entre Gustavo Scarpa, seu homem de confiança e o clube. O atleta entrou na justiça contra o Fluminense pedindo a rescisão contratual pelo atraso de salários. Posteriormente, o jogador se acertou com o Palmeiras, clube que defende até os dias atuais. No início do ano, Abel Braga se disse entristecido com toda a situação. Confira:

“Gostaria de tê-lo no grupo, mas não tenho a mínima esperança de que isso ocorra. Isso está caracterizado no sentimento do treinador. O que me entristeceu foi a maneira. Ele poderia ter me ligado, até porque foi meu capitão. Criou uma depceção pequena” – disse, Abel à epoca.

2022 – Com um cenário menos conturbado, Abel terá mais tranquilidade para o início da temporada, ainda mais com a chegada de reforços. Os salários em dia impedem que haja uma outra ”novela Scarpa”.

Abel Braga se apresentará junto com os jogadores para dar início a temporada 2022 na próxima segunda-feira (10). Marcado para às 9h, o treinador conhecerá os jogadores que estarão à sua disposição para o ano. Os únicos jogadores que não terão este contato inicial serão Felipe Melo e Germán Cano (ainda não anunciado), ambos com Covid-19.

ST

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *