Resultados das partidas dessa terça-feira intensificam a briga por vaga na Libertadores

Por: Rafa Gutierrez e Edu Marques

Nesta terça-feira (30/11), quatro jogos movimentaram a rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Na briga por vaga no G8, o Juventude recebeu o Bragantino, o Ceará enfrentou o Flamengo, o América-MG foi a campo contra a Chapecoense e o Palmeiras visitou o Cuiabá. E duas dessas partidas influenciaram diretamente na briga do Fluminense por uma das vagas na próxima Libertadores.

Na primeira delas, o Juventude bateu o Bragantino pelo placar de 1×0 com gol de Ricardo Bueno aos 45 minutos do primeiro tempo. A vitória fez o time de Caxias do Sul respirar na briga pelo rebaixamento, chegando aos 43 pontos, três a mais que o Bahia, primeiro time na zona da degola. Restando três partidas para os gaúchos, a equipe pode chegar aos 52 pontos e sonhar com vaga na Libertadores. Já o Bragantino, com a derrota, estacionou nos 53 pontos e ocupa a quinta colocação no campeonato, podendo ser ultrapassado pelo Fortaleza que ainda possui um jogo a menos. A equipe paulista permanece dois pontos à frente do Flu, mas agora os times se igualaram no número de partidas, ambas com 36 jogos.

RB Bagantino perde para o Juventude e Flu pode ultrapassar o time paulista na próxima rodada (Foto: Fernando Alves /ECJuventude)

No Maracanã, o Flamengo bateu o Ceará por 2×1 e se manteve com chances matemáticas de título. Gabriel Barbosa e Matheuzinho marcaram para o time da Gávea e Rick Jhonatan diminiu para a equipe cearense. O resultado, manteve o Ceará com 49 pontos na nona colocação do Campeonato Brasileiro, fora da zona de classificação para a Libertadores. Os comandados de Tiago Nunes possuem os mesmos 36 jogos do Flu e dois pontos separam as equipes, com vantagem do Tricolor.

Ceará perde e Flu manteve a 7ª posição com o resultado (Foto: Fausto Filho / Ceará SC)

Na outra partida, a já rebaixada Chapecoense viajou à Minas Gerais e foi derrotada por 3×0 para o América-MG que entrou na zona de classificação para a Libertadores. Ademir marcou duas vezes e Fabrício Daniel completou o placar no Raimundo Sampaio. Os mineiros chegaram aos 49 pontos, ultrapassando o Ceará pelo número de vitórias e conseguindo a oitava colocação da competição. Já a Chapecoense não tem mais chances matemáticas de se livrar do rebaixamento com seus 15 pontos em 35 partidas.

No fechamento dos jogos dessa terça-feira, o, recém campeão da Libertadores, Palmeiras venceu o Cuiabá fora de casa por 3×1. Os visitantes foram a campo com um time reserva e construíram a vantagem com gols de Gabriel Silva e Giovani, o Cuiabá tentou se manter no jogo com gol do ex-jogador do Palmeiras, Alan Empereur, mas Gabriel Verón ampliou para o verdão e completou o placar. Na comemoração do terceiro gol, o atacante, que já tinha cartão amarelo, tirou a camisa e foi expulso. Com o resultado, o Cuiabá fechou a rodada na 15° colocação, com 43 pontos em 35 jogos. O dourado respira três pontos acima da zona de rebaixamento e ainda possui chances matemáticas de classificação para a Libertadores. A equipe comandada pelo português Abel Ferreira, já possui vaga direta para a fase de grupos da competição e ocupa a terceira colocação com 62 pontos em 36 partidas.

Confira a atual tabela do Campeonato Brasileiro (01/12):

Flu precisa de uma vitória em dois jogos para se classificar para a Pré-Libertadores do ano que vem.

A próxima edição da Copa Libertadores da América já possui oito vagas garantidas para times brasileiros, sendo seis delas na fase de grupos. Os títulos da Sul-Americana e da Libertadores para respectivamente Athletico Paranaense e Palmeiras, além da final da Copa do Brasil com o confronto entre Atlético-MG e o mesmo Athletico Paranaense proporcionaram um alto número de vagas para o país. O Fluminense atualmente ocupa a sétima colocação com 51 pontos em 36 jogos, posição que levaria o Tricolor para a fase Pré-Libertadores, juntamente do oitavo colocado.

ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *