Flu alcança sua terceira melhor campanha em números defensivos na história do Brasileirão – confira os números da temporada

Por Rafa Gutierrez

Ao bater a Chapecoense por 3×0 e fechar sua participação no campeonato brasileiro na sétima colocação, o Fluminense pôs fim à temporada 2021. O período iniciado em 3 de abril foi dividido em 69 partidas durante o restante do ano. A defesa Tricolor foi vazada 72 vezes na temporada e teve seu melhor aproveitamento em campeonatos brasileiros desde 2012. Isso porque a equipe terminou a competição com seu terceiro menor número de gols sofridos desde a implementação dos pontos corridos com 20 clubes. O goleiro Marcos Felipe foi o jogador de defesa que mais vezes vestiu a camisa do Flu na temporada e entre os de linha, Luccas Claro se destacou no quesito. 

Fluminense terminou o Campeonato Brasileiro como a nona melhor defesa da competição – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

O Fluminense finalizou sua campanha no Campeonato Brasileiro 2021 como a nona melhor defesa do campeonato. Ao todo, a defesa Time de Guerreiros sofreu 38 gols em 38 partidas e passou 12 partidas sem ter sua meta vazada. Atuando como mandante, o Flu teve seus melhores números. Nesse sentido, dos 38 gols sofridos, 14 foram como mandante e 24 vieram quando a equipe atuou fora de seus domínios. O desempenho na competição foi o terceiro melhor do Tricolor na era dos pontos corridos entre 20 clubes, atrás apenas de 2010 (36 gols) e 2012 (33 gols), anos aos quais sagrou-se campeão.

Nas competições que envolviam disputas em mata-mata, foram 31 partidas e 34 gols sofridos. Pela Copa Libertadores, a equipe disputou 10 partidas, sofreu 10 gols e não teve sua defesa vazada somente nas duas partidas de oitavas de finais, contra o Cerro Porteño. 

Confira os números dos Guerreiros do sistema defensivo por todas as competições pela temporada 2021: 

Luccas Claro e Nino atuaram como dupla de zaga titular durante grande parte da temporada – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

Os goleiros 

Dentre os defensores da meta Tricolor, Marcos Felipe se firmou como titular e esteve em 65 das 69 partidas da temporada. O goleiro de 25 anos não foi apenas o jogador que mais atuou na temporada, como também bateu o recorde de jogos em um mesmo ano pelo Flu, com 76 aparições. Marcos Felipe passou em branco 21 das 65 partidas da temporada. Completando as partidas, Muriel e Pedro Rangel estiveram em campo duas vezes cada. 

As Laterais 

Pelas laterais de campo, Samuel Xavier foi o mais regular em número de jogos. O lateral direito atuou em 45 partidas, sendo 40 como titular, contribuiu com uma assistência e tomou sete cartões amarelos. Egídio, pela esquerda, foi o mais atuante com 36 jogos e contribuiu com quatro assistências e um gol. Além das participações em gols, foi advertido cinco vezes com cartões amarelos e uma vez com um vermelho. Danilo Barcelos foi o defensor com mais assistências para gols, com cinco em 24 jogos. Marlon, que terminou a temporada como titular na lateral esquerda, esteve em campo 13 vezes, deu três assistências e tomou dois cartões amarelos. 

A zaga  

Na zaga Tricolor, o defensor Luccas Claro atuou em 49 partidas e se destacou entre os defensores. O zagueiro de 30 anos contribuiu para a equipe sair de campo 16 vezes sem sofrer gols, o maior número dentre os zagueiros. Nino terminou a temporada com 44 jogos, onde 11 vezes a defesa passou em branco com sua presença. Manoel participou de 21 jogos, com ele a defesa passou nove sem sofrer gols e foi o jogador Tricolor mais vezes punido com o cartão vermelho (dois ao todo). David Braz foi titular no último jogo da temporada e finalizou sua participação com 19 aparições e cinco jogos sem sofrer gols.  

ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *